Conhecendo os bioinsumos: Grupo Vittia recepciona estudantes da UFSC Curitibanos

25/09/2023 13:51

No dia 22 de setembro, estudantes dos Cursos de Agronomia e de Engenharia florestal estiveram na fábrica de produtos biológicos do Grupo Vittia, em São Joaquim da Barra (SP). Visitaram  as instalações da fábrica, incluindo o setor de P&DI. Foram recepcionados pela Fernanda e pelo Nicolas que explicaram aos estudantes os microrganismos utilizados em cada produto, as escalas de fermentação desde os fermentadores de 1 a 2,5 L até aqueles de 20.000 L, o controle de qualidade, controle de contaminações nos espaços, envasamento, armazenamento e a pesquisa constante para inovação. Falaram de suas experiências com o uso de produtos biológicos por agricultores e como a demanda vem crescendo constantemente no país. Pontuaram a posição de destaque do Brasil, com relação à pesquisa e ao uso de produtos biológicos.

No final da visita, uma antiga parceira do LMPCP e do campus, Cibele N.F. Medeiros, Gerente de Produtos Biológicos do Grupo VITTIA recebeu os visitantes para uma foto e deixou o convite para novas visitas e parcerias.

O LMPCP e o campus de Curitibanos da UFSC agradecem a receptividade de sempre dos parceiros do Grupo Vittia.

Estamos colocando aqui, as impressões dos estudantes que participaram da visita. Acompanhe!

Erick Dal Molin Pilati Agronomia
 Para mim, a viagem foi interessante. Como estou cursando a disciplina de Microbiologia Agrícola, consegui fazer um link do que aprendi em aula com o que foi apresentado na empresa. A empresa é uma das melhores no setor da microbiologia e mostrou a importância de se ter uma estrutura de qualidade com profissionais sérios. Me despertou um interesse maior pela área.

Gabriela Antunes Oliveira – Agronomia
 Achei muito interessante a viagem, pois saímos da nossa região e pudemos ver coisas diferentes. A fábrica é referência na área de microbiologia e lá pudemos observar como ocorre os processos de fabricação até o produto final. Eu, particularmente, não sabia muito sobre, então foi de grande valia a ida até lá. Muito obrigada aos envolvidos foi uma visita técnica onde pude adquirir bastante conhecimento.

Luiz Felipe Marciano – Agronomia
 Na minha opinião, a visita foi muito boa porque consegui adquirir bastante conhecimento e achei válido o fato da gente ir para outro estado e observar coisas novas. Também achei  que a visita foi interessante, pois pudemos observar como funciona uma fábrica de microrganismos até o seu produto final. Foi possível observar ainda mais, como a microbiologia é de extrema importância para a nossa profissão.

Tiago GarciaAgronomia (Organizador da viagem
 A visita ao grupo Vittia me possibilitou a introdução de um novo mundo de conhecimento, principalmente, sobre a utilização de agentes biológicos como uma ferramenta de grande potencial na produção agrícola. Não apenas na tão conhecida simbiose entre a soja e as bactérias do gênero Bradyrhizobium, mas também, a utilização de outros gêneros de bactérias e fungos para controle biológico de inúmeras doenças nos apresentando um novo mercado de possibilidades, como também. uma área de trabalho em extrema expansão de mercado,  sendo promissor para aqueles que desejam atuar na área.

Cleomar Boaretto – Agronomia
A visita foi de extrema importância, pois tivemos a oportunidade de conhecer a produção de microrganismos de interesse para agronomia. Conhecemos de forma mais detalhada os procedimentos e manejos até o produto final, conseguindo fazer relações com o que vimos em sala de aula na disciplina, o que contribuiu para o melhor aprendizado. E isso foi em uma das maiores fábricas de produtos biológicos do Brasil.

Greyse TheodoroskiEngenharia Florestal
A visita técnica ao grupo Vittia teve grande relevância para mim, pois mostrou outras oportunidades numa área interessante e que ainda está em crescimento, com muitas coisas para serem descobertas e pesquisadas. Ver como os microrganismos são de extrema importância para as plantas e para o meio ambiente, em outra dinâmica fora da sala de aula,  foi uma grande experiência, além de ter sido um aprendizado.